Tradições

Capeia Raiana – no dia a seguir à festa de Nª. Sr.ª dos Milagres. Neste dia é costume realizar-se o encerro dos touros, a cavalo, a festa reúne milhares de pessoas que permanecem até à tarde para verem “pegar ao forcão”.

O Madeiro – que consiste numa fogueira, no Largo do Enxido, na noite de Natal, da responsabilidade dos mordomos encarregues da organização da capeia.

A Capeia do Carnaval – organizada, atualmente, pela Junta de Freguesia, com o apoio de toda a população. Dos festejos carnavalescos fazem parte o desfile e o Baile de Máscaras.

O corte do forcão – no Domingo de Páscoa. O forcão é uma armação triangular, construída em madeira de carvalho cuja função consiste em oferecer uma proteção aos jovens contra as investidas do touro. O manejamento deste instrumento tem técnica própria: a arte de pegar ao forcão.

Pagamento do vinho – quando um rapaz “de fora” queria casar na terra, tinha de pagar aos moços da aldeia um ou dois cântaros de vinho.

A matança do porco –  já não é tão frequente mas ainda persiste, na maioria das existentes o porco é comprado na altura da matança e não criado desde cedo com restos de comida, farelo e legumes cultivados pelos donos – “vianda”.